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Veja todas as todas as perspectivas da carreira em Marketing Digital

 “o profissional responsável por entender um mundo em constante transformação e criar estratégias de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas”.




Muito temos ouvido sobre Marketing Digital e a importância dele para o crescimento de um negócio. Consequentemente, o profissional de marketing digital ganha grande relevância no mercado. Um levantamento realizado pela consultoria Page Personnel aponta o profissional desta área como um dos mais valorizados atualmente.

Todo esse contexto atrai a atenção de um público consideravelmente grande (e diversificado!). Forte exemplo disso são as turmas do curso de Marketing Digital da Digital House: há quem esteja há anos no mercado e faz o curso em busca de atualização e há quem nunca teve contato com a área e está complementando a formação em administração, engenharia, comunicação e afins com o curso.


Mas a questão é: o que faz um profissional de marketing digital? Para Hugo Rosso, coordenador do curso de Marketing Digital e dos programas executivos voltados a gestores e líderes de marketing, o profissional dessa área é “o profissional responsável por entender um mundo em constante transformação e criar estratégias de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas”.


Mas tudo isso é um grande guarda-chuva que abriga diferentes áreas e atende a diferentes perfis profissionais. Abaixo, listamos as principais ocupações em uma equipe de marketing digital e suas principais funções. Se você se interessa pela área e quer saber como será a sua rotina trabalhando com isso, confira aqui o que mais combina com você.


Conteúdo


O profissional de conteúdo é praticamente o porta-voz da marca. É ele o responsável por levantar os assuntos de interesse do público-alvo e produzir diversos formatos de conteúdo - vídeo, blog post, infográfico, e-book, whitepaper e afins - e depois pensar na distribuição desse conteúdo, ou seja, os melhores canais para publicá-los. O curso intensivo da Digital House tem duração de 5 meses e ensina você a fazer um planejamento de conteúdo sob medida para impactar o público certo.


O profissional dessa área, hoje, tem boas noções de SEO (Search Engine Optimization para que seu conteúdo seja encontrado por ferramentas de busca como o Google) e habilidade para se comunicar e organizar informações. Em algumas equipes, é também o responsável por gerenciar as redes sociais da marca (isso quando ela não tem um profissional dedicado, como veremos abaixo), então precisa estar sempre antenado ao que está acontecendo no mundo e noções de CRM (Customer Relationship Management) são bom complemento.


Social Media


Sabe aquela pessoa que está sempre conectada no Instagram, sabe todas as novidades do Twitter, as publicações do Facebook são bem visualizadas, enfim, um heavy user de redes sociais? Esse é o Social Media.


Geralmente alocado dentro da equipe de conteúdo, o Social Media é a pessoa responsável por gerenciar todos os canais da marca. É ele quem produz conteúdo para cada uma das redes e acompanha os resultados dessas publicações. Além da habilidade em se relacionar e estar antenado a todas as tendências da internet, esse profissional sabe, também, como medir os melhores horários de publicação para cada canal, tipos de conteúdo que performam bem, e o principal: como construir a relevância da marca nesses meios e se comunicar com o público na voz da empresa.


Mídia


Você certamente já foi impactado por anúncios nas redes sociais, por banners nos aplicativos do seu celular e nos sites que você acessa ou já fez alguma pesquisa no Google e encontrou os primeiros links eram relacionados a alguma marca. É isso o que você vai fazer se for um profissional de mídia: impactar as pessoas através de anúncios pagos.


O profissional de mídia é responsável por traçar a melhor estratégia para comunicar às pessoas sobre a sua marca e gerenciar a verba que será direcionada aos diferentes canais: podem ser banners em sites, aplicativos, redes sociais, links patrocinados, conteúdo pago em portais, entre outros. É ele quem seleciona esses canais e faz as negociações de preço, quantidade de inserções e tempo de veiculação dos anúncios. Feito isso, é hora de analisar os resultados e saber se os objetivos estão sendo alcançados, o que pode ser otimizado e se o retorno está adequado ao investimento.


É necessário ter perfil analítico, afinidade com planilhas, e habilidade de negociação é um bom complemento.


No curso da Digital House, você aprende como montar um plano de mídia eficiente e as ferramentas necessárias para gerir uma campanha.


Assessoria de Imprensa


Para que uma marca ganhe relevância na internet sendo mencionada por portais, redes sociais de outras marcas, jornais e influenciadores digitais, há muitas estratégias, e uma delas é a assessoria de imprensa.


Esse é o profissional responsável por contatar esses canais e mostrar que a marca tem um assunto de interesse e que a internet precisa falar sobre ela. O assessor de imprensa é a pessoa que vai a eventos que o público da marca frequenta, fala sobre a marca para canais e influenciadores com o objetivo de fazer com que ela seja mencionada nos meios mais relevantes para o setor em que atua e, assim, ganhe relevância no mercado.


Professor do curso de Marketing Digital da Digital House, Fabio Natrieli conta que participou da estratégia de lançamento da marca Zôdio no Brasil. Todo o lançamento da marca foi feito com micro influenciadores. Certamente um bom assessor de imprensa estava à frente dessa estratégia, correto? Se você tem boas habilidades de comunicação, relacionamento e persuasão, esta pode ser uma área interessante para você.


Business Intelligence


Há quem diga que o Business Intelligence (BI) é a mina de ouro de um negócio. Ou o gerador da mina de ouro. Analítico, com bom raciocínio lógico, boas habilidades com números, planilhas, coleta, análise e manipulação de dados, “o BI precisa ter um perfil mais transversal e multidisciplinar. Se num passado recente as tarefas mais “técnicas” ficavam com o time de TI e a camada analítica com o time de negócios, o que vemos hoje é uma espécie de intersecção entre estas especialidades”, afirma José Borbolla, coordenador dos cursos de Dados da Digital House.


É possível dizer que todas as áreas dentro do marketing digital trabalham em conjunto com a área de BI, pois é ele quem constrói as informações e gera os insights que a área precisa para criar e\ou otimizar suas campanhas.


Para Borbolla, o que se espera deste profissional é que ele seja capaz de lidar com a complexidade crescente que as novas tecnologias trazem aos dados, atuando como “ponte” entre diversas áreas e sendo capaz, a partir do uso de diferentes ferramentas, tecnologias e metodologias, de transformar grandes quantidades de dados não estruturados em insights e informações estratégicas com alto potencial de impacto positivo no processo decisório de uma empresa, independente do segmento de atuação.


Tradicionalmente, pessoas formadas em áreas de Exatas costumavam ocupar a posição de BI, mas hoje em dia isso está mudando. Na medida em que novas tecnologias e ferramentas surgem com uma frequência cada vez maior, novos recursos de aprendizado também estão disponíveis para que pessoas dos mais diversos backgrounds acadêmicos e profissionais aprendam e se aperfeiçoem.


Social CRM


O Social CRM é basicamente um casamento bem sucedido entre o BI e o profissional de Conteúdo. Como a própria sigla indica, Customer Relationship Management - em tradução para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Enquanto o BI tem as análises da base de clientes e prospects e, com isso, consegue desenhar uma boa régua de relacionamento, o profissional de Relacionamento é a pessoa responsável por gerar as mensagens para se comunicar com essa base.


É o Social CRM quem define, com base nas análises entregues pelo BI, qual é o melhor momento para se comunicar com o cliente depois da compra, por exemplo, e qual mensagem a marca deve passar nesse momento.


Quando você faz uma compra pela internet e depois recebe um e-mail te indicando produtos relacionados ao que você comprou ou sugerindo que já está na hora de adquirir aquele produto novamente porque ele já deve estar acabando, ou ainda perguntando como foi a sua experiência, como te atenderam e afins, é um profissional de Social CRM que está por trás disso.


User Experience


“O papel de um profissional de User Experience dentro de uma equipe é descobrir como pensa o usuário, traduzir para um conjunto de atributos composto por: design, tecnologia, arquitetura da informação, conteúdo e alinhar tudo isso com o negócio”, diz Amyris Fernandez, coordenadora do curso de UX Design.


O profissional de User Experience é a pessoa responsável por otimizar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço. Se estivermos falando dessas interações e ofertas acontecendo em interfaces digitais, será preciso levar em consideração as restrições de sistema e as limitações humanas - como repertório de vida e restrições físicas, pois o que se espera desse profissional é que seu trabalho seja capaz de otimizar a conversão.


Escolha uma área de atuação e invista em você


Essas são as principais áreas de atuação dentro de uma equipe de marketing digital. Ainda há algumas outras que você pode descobrir quais são, o que fazem e como fazem no curso de Marketing Digital da Digital House.


Como você pôde perceber, é uma área ampla e com diferentes possibilidades de atuação profissional, com espaço para vários perfis. Afinal de contas, aquela história de que a equipe de marketing é sempre a mais criativa, barulhenta e não entende de números, não é 100% verdade. Ou não mais. Hoje, as equipes de marketing abrigam de engenheiros a comunicadores e todos têm um papel extremamente importante no processo.


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